Cidades Coluna Social

Celebração do Dia Nacional do Livro

A prática da leitura é extremamente importante para a saúde mental

29/10/2021 16h09 Atualizada há 3 meses
158
Por: Comendador Fabrício Santos
Coluna Resenha Cultural Fabrício Santos
Coluna Resenha Cultural Fabrício Santos

29 de outubro - Dia Nacional do Livro

Em 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro. A data foi criada em 1810 em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca hoje conhecida como Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, então capital do país.

Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e tornou-se a Biblioteca Nacional. Porém, o acervo chegou ao Rio de Janeiro antes, em 1808, os primeiros livros do acervo bibliográfico foi disponibilizado pela Família Real Portuguesa. Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

No Brasil, o primeiro livro impresso em 1810 foi Marília de Dirceu de Tomás Antônio Gonzaga, que tem uma ligação muito forte com a história mineira, por ter participado da Inconfidência Mineira, e por nas páginas desse clássico literário atemporal, narrar o que aconteceu na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto), pois, foi ali que ele conheceu sua musa inspiradora, Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão, a pastora Marília. Inspirado em sua própria história de amor, escreveu sua obra mais importante como escritor.

Com a chegada da imprensa ao país, as máquinas de impressão eram utilizadas para imprimir os jornais com notícias de interesse do governo português, que financiava as impressões. Isso fazia com que muitos autores brasileiros optassem por imprimir suas obras em países europeus.

Ainda há muitos apaixonados pela forma física do livro, que gostam de marcar suas páginas, fazer anotações nelas, sentir seu cheiro, e colecionar títulos. No entanto, a praticidade do meio digital ganhou muito espaço, e, hoje, leitores optam por consumir livros em versões digitais, pelo celular, computador, tablet’s e leitores digitais.

A prática da leitura é extremamente importante para a saúde mental, faz bem para o exercício da memória, estimula a imaginação, permite que pela mente as pessoas viajem e conheçam novos mundos.  Através da leitura é possível expandir o conhecimento e melhorar o nosso vocabulário, facilitar a interpretação das palavras. A leitura agrega conhecimentos.

A Biblioteca Nacional Brasileira é considerada pela UNESCO a maior da América Latina e uma das dez maiores do mundo.

Ilza Carla Pinel – Coordenadora da Biblioteca Municipal de Manhuaçu-MG.

 

A Biblioteca Pública Municipal professora Custódia Féres Abi-Saber, funciona no Centro Cultural Hervê Cordovil, no Centro da cidade.

Fonte pesquisada: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro.htm

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Resenha Cultural Fabrício Santos
Sobre Resenha Cultural Fabrício Santos
Comendador Fabrício Santos, escritor/poeta manhuaçuense. Artista Plástico filiado ao SINAP-ESP/AIAP – UNESCO e Penta-Recordista (RankBrasil), graduado em Pedagogia e 2ª Licenciaturas em História e Artes, Bacharel Livre em Teologia, Auxiliar Técnico em Metalurgia, Pós-graduado em Literatura, Cultura, Arte na Educação, Filosofia e Direitos Humanos, Especialização Técnica em Arteterapia e Musicoterapia, cursando Arquitetura e Urbanismo pela UNIFACIG. Presidente da ACLA/MG e Benemérito da FEBACLA/RJ
Manhuaçu - MG

Manhuaçu - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias Acadêmicas,Culturais, Sociais,Turísticas,Educacionais,Terapêuticas e da área da Saúde de Manhuaçu-MG. O nome de Manhuaçu que em Tupi significa “grande chuva”, foi emancipada no dia cinco de novembro de 1877 e, alguns anos depois, tornou-se cidade. Neste período a cidade perdeu uma grande área territorial, originando 70 municípios que compõem o leste de Minas Gerais. Com o fim do ciclo do ouro na região, a maior riqueza do município tornou-se o café.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °