Cidades Notícias

A GALINHA INAUGURAL

QUEM NASCEU PRIMEIRO: O OVO, O GALO OU A GALINHA?

07/12/2021 13h52 Atualizada há 2 meses
92
Por: Remisson Aniceto
A GALINHA INAUGURAL
A GALINHA INAUGURAL
Alguém pode me dizer com exatidão?
QUEM NASCEU PRIMEIRO: O OVO, O GALO OU A GALINHA? A ciência diz que a galinha descende dos dinossauros e que os dinossauros eram botadores de ovos. Charles Darwin afirmou que todas as espécies evoluem de outras espécies mais primitivas.
Sobre os ovíparos, e mais especificamente sobre a galinha -- é ela quem mais me interessa neste post, eles fazem parte de um grupo formado, além das aves, pelos peixes, insetos, anfíbios, répteis, aracnídeos e muitos outros. Para os cientistas, o ovo veio antes da galinha, a galinha como a conhecemos hoje, porque ela veio do ovo de uma não-galinha, ou de uma quase-galinha.
Segundo a Teoria das Espécies, somos todos mutantes. Mas se este ovo de onde saiu a primeira e atual galinha era de outro animal, coberto de penas ou não, podemos concluir que a galinha veio antes do que o primeiro ovo de galinha, e que veio depois do primeiro ovo que não era de galinha. Só que, se esta primeira galinha, que aqui chamarei de galinha inaugural, veio antes do seu próprio ovo, a sua primeira filha galinha veio antes e também depois do ovo: depois do ovo da sua mãe e antes do seu próprio ovo. Isso considerando que ela teve a chance de botar algum ovo antes de ser botada na panela.
Para deixar tudo redondinho, ou quase, deste primeiro ovo desta primeira galinha, quem pode afirmar categoricamente que não saiu uma espécie botadeira e chocadeira, mas um pintinho macho que se tornou frango e galo? E que portanto só botava banca mas não botava ovos? Quem sabe, nem banca ele botava e só se fingia de galo, mas "soltava a franga"?... Deu pra entender?
E, por falar nisso, já que vim aqui mais para perguntar do que para responder, alguém tem alguma dúvida se, entre o galo e o ovo, qual deles nasceu primeiro? Afinal, e se daquele primeiro ovo de uma não-galinha da qual falei acima, tiver nascido um galo e não uma galinha? E se, por acaso, este galo tiver nascido choco, prenho, botando um ovo de onde nasceu uma galinha? Então, a nossa primeira galinha não teria tido mãe e teria vindo depois do ovo, e por sinal de um ovo de galo.
E, cá entre nós, como sabemos que no seu harém de bípedes bicudas o galo só serve pra uma coisa, se ele não tiver nascido choco, quem teria cometido a façanha de deixá-lo nesse estado de prenhez? Em suma, focando somente no ovo e na galinha, enquanto a dúvida permanece para muitos "enchedores de linguiça", no frigir dos ovos, sem querer botar -- ou botando -- mais lenha na fogueira, deixo pra vocês um poeminha.
Afinal, de poesia eu entendo. Ou vocês acham que só finjo e fico botando banca?
Então, se este poeminha estiver ao ponto, bem passado, ótimo; se estiver cru, mole, duro e ressecado, se estiver intragável mesmo, vocês, por favor, me perdoem.
Um abraço!
OVOS
 
a galinha
bota
 
o ovo
 
bota
o pinto
o frango
o galo
a galinha
 
Remisson Aniceto
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Para uma Nova Era
Sobre Para uma Nova Era
Uma viagem literária em todos os cantos do Brasil e dos amantes de um bom texto, que nos remeterá aonde gostaríamos de ir: Literatura - Poesia, Crônica, Livros etc.
Nova Era - MG

Nova Era - Minas Gerais

Sobre o município
Nova Era, fundada pelos bandeirantes, antes conhecida como São José da Lagoa, com aproximadamente 18.000 habitantes, é uma típica cidade mineira, com 318 anos. Atrai visitantes pelos casarões coloniais, pela beleza barroca da matriz de São José erguida no alto da ladeira, pelas peças históricas do Museu, pela Gruta e Lagoa de São José, pelas fazendas da Vargem e outras, pelos pés de jabuticaba nos fundos dos quintais e pelas longas portas de suas casas por onde passa a hospitalidade mineira.s
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °