Cidades Notícias

Nova Era (MG) - Cidade bandeirante

Venham conhecer Nova Era

13/05/2022 15h10
7
Por: Remisson Aniceto
Nova Era (MG) - foto do portal da Prefeitura Municipal de Nova Era
Nova Era (MG) - foto do portal da Prefeitura Municipal de Nova Era
*A pequenina e aconchegante cidade mineira de Nova Era, também denominada Presidente Vargas no final de década de 1930, foi batizada por Antonio Dias de Oliveira como arraial de São José da Lagoa no início do século XVIII. Os seus primeiros habitantes foram atraídos pelo ouro, atividade depois substituída pela agropecuária, o comércio e o artesanato. O distrito ficou subordinado à cidade de Itabira durante muitos anos e em 1942 foi emancipado como Nova Era. Acredita-se que no início do século XVIII dois bandeirantes, explorando as riquezas das terras de Minas Gerais, perderam-se na vegetação cerrada e espinhenta do sertão. Cansados, famintos e sedentos, atacados pelos insetos e amedrontados pelos ruídos dos animais selvagens, já quase sem forças para seguir, amarraram-se com cipós para não se perderem um do outro. Quase entrando em desespero, como eram devotos de São José, pediram socorro ao santo, prometendo construir uma cidade no local onde encontrassem água. Caminhando e orando, chegaram a uma clareira com uma exuberante lagoa, onde saciaram a sede e em seguida viram, encantados, a imagem de São José refletida no espelho d’água. Era o dia 19 de março de 1703. Os bandeirantes cumpriram a promessa, erguendo ali o arraial de São José da Lagoa, atual cidade de Nova Era, que encanta a todos os que nela nasceram e ali vivem, assim como encanta a todos que a visitam.
VENHAM CONHECER NOVA ERA!
*do livro "Para uma Nova Era, Poesia & Prosa (Editora Patuá, 2019)
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Para uma Nova Era
Sobre Para uma Nova Era
Uma viagem literária em todos os cantos do Brasil e dos amantes de um bom texto, que nos remeterá aonde gostaríamos de ir: Literatura - Poesia, Crônica, Livros etc.
Nova Era - MG

Nova Era - Minas Gerais

Sobre o município
Nova Era, fundada pelos bandeirantes, antes conhecida como São José da Lagoa, com aproximadamente 18.000 habitantes, é uma típica cidade mineira, com 318 anos. Atrai visitantes pelos casarões coloniais, pela beleza barroca da matriz de São José erguida no alto da ladeira, pelas peças históricas do Museu, pela Gruta e Lagoa de São José, pelas fazendas da Vargem e outras, pelos pés de jabuticaba nos fundos dos quintais e pelas longas portas de suas casas por onde passa a hospitalidade mineira.s
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (21/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °