Cidades Coluna social

O mito do Tempo

Viva virtuosamente e intensamente

19/05/2021 14h15 Atualizada há 8 meses
523
Por: Thiago Ruffine
O mito do Tempo

O mito do Tempo

“Estou trabalhando para gerações posteriores, escrevendo algumas ideias que podem ser de ajuda para eles. Há certos conselhos sadios, que podem ser comparados às prescrições de remédios; estes eu estou pondo por escrito.”

— Sêneca, Carta 8

 

A vida é um grande mistério e quanto mais certos estamos de alguma coisa, mais certo será nossa decepção em ver ruir a certeza.

 

Uma certeza que eu sempre tive na adolescência  era que daria tempo de fazer tudo que eu queria fazer,que o tempo era um grande aliado,hoje vejo que tenho apenas o dia,assim como proferiu Horácio: carpe diem quam minimum credula postero.[Colha o dia, confie o mínimo no amanhã.]

 

Nos dias de hoje esse verso é quase um mandamento de como viver,pois as incertezas estão mais presentes do que  nunca no mundo e estamos vivenciando o ruir do mito chamado tempo. Desde a infância somos ensinados que o tempo é dinheiro, estudamos para ter dinheiro,dedicamos para ter dinheiro, sofremos para ter dinheiro e quando temos o dinheiro vemos que não temos o tempo. E que tudo não passou de uma corrida atrás do vento.

 

Como bem descreveu o filósofo Sêneca: Há pessoas que não param de se atormentar com lembranças das coisas passadas; outras se afligem pelos males que virão. É tudo absurdo, pois o que já aconteceu não nos afeta e o futuro ainda não nos toca. Lucius Annaeus Sêneca foi um importante escritor, dramaturgo, político e filósofo da época do Império Romano e viveu sob o jugo de um poder tirano que o condenou à morte.

 

Os seus ensinamentos perduram até os dias atuais pois ele descreveu com maestria o que é viver em um período turbulento politicamente e também moralmente. Foi  um dos principais denunciadores do mito do tempo, em suas cartas incita a vivermos o presente, com sabedoria, virtude e evitar o tédio. “Cada um se lança à vida, sofrendo da ânsia do futuro e do tédio do presente".

Por isso meus leitores vivam o hoje com intensidade e gratidão, não crêem no mito do tempo e não procrastinam  a felicidade,não desanimem pelo que está acontecendo no mundo, “Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida".

 

24 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Carpe Diem
Sobre Carpe Diem
Existencialismo, literatura, espiritualidade, mudança de vida.
Contagem - MG

Contagem - Minas Gerais

Sobre o município
Contagem é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte e é o terceiro município mais populoso do estado, reunindo 668 949 habitantes, segundo estimativa de 2020.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °