Cidades Coluna Social

Analfabetismo Ambiental

Você é um analfabeto ambiental?

28/05/2021 15h47
70
Por: Sálua Pinheiro Costa
Analfabetismo Ambiental

Analfabetismo Ambiental

Você é um analfabeto ambiental?

Parece uma pergunta até meio pesada, não é mesmo? Mas traz uma reflexão sobre algo muito importante.

Quando pensamos em analfabetismo o que vem em nossa mente é alguém que não sabe ler e escrever, certo? Segundo o dicionário, o significado de analfabeto é: “Estado ou condição da pessoa analfabeta, de quem não tem instrução formal nem sabe ler e escrever. Ignorância completa; falta de instrução.” E o analfabetismo funcional: “Estado da pessoa que, embora saiba ler e escrever, não possui os conhecimentos necessários de leitura e/ou de cálculos para ter uma vida socialmente funcional.”

E o analfabetismo ambiental? O que é? Se utilizarmos as definições de analfabetismo, poderíamos dizer que é a falta de instrução, que não possui os conhecimentos necessários para entender e compreender que somos parte integrante do meio. Mas que ”meio” é esse?  Esse “meio” é o meio ambiente - conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas - de acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente. Resumindo: é o ambiente onde vivemos, como vivemos e, se estamos vivos, é por que nele temos as condições necessárias para viver.

É até estranho dizer que hoje em dia as pessoas não recebam “instrução” sobre questões ambientais e a consequência disso é o descaso com o meio ambiente. Quando falamos em receber essa instrução, logo pensamos na escola. Infelizmente a educação ambiental nas escolas é trabalhada apenas de forma transversal em todas as disciplinas e, normalmente sobra para Ciências, pois a grade curricular é muito extensa (lotada de conteúdos que até hoje não entendo por que estão lá) e não dá tempo. O que resta é trabalhar o assunto de forma superficial em alguns momentos especiais, o que é lamentável!

Outro problema é a falta de instrução causada pela ausência de “vontade do conhecimento”, vontade de aprender algo realmente útil, o que é um problema gravíssimo e muito atual! Muitas pessoas acham que Meio Ambiente está Lá! Lá longe, bem longe delas. Está “lá na Amazônia”, “lá na Floresta”, “lá no fundo do Oceano”, “lá no rio”, enfim, “lá” onde não posso fazer nada! Mas precisamos entender que o meio ambiente está aqui e ser parte integrante do meio nos faz totalmente dependentes dele, e que quaisquer alterações nele sofridas, sofreremos nós também!

Como podemos resolver esse problema? Compartilhar conhecimento (o que estamos fazendo agora), despertar as pessoas para cuidarem do espaço em que vivem, seja ele onde for, reconhecer que fazemos parte do meio e que precisamos causar o menor impacto possível, mudar pequenas atitudes para gerar menos resíduos, gastar menos água, consumir menos, deixar menos “rastros” na natureza, evitar desperdícios e ser a voz da informação para que a ignorância diminua, pois essa “ignorância” causada pelo Analfabetismo Ambiental poderá limitar nossa vida aqui nessa Terra.

 

Continue conosco e vamos juntos acabar com o analfabetismo ambiental!

Compartilhe conhecimento!

Educação Ambiental Transforma Vidas

Abraço virtual!

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Bio Transforma - por Sálua Costa
Sobre Bio Transforma - por Sálua Costa
Sálua Pinheiro Costa, natural de Vila Velha/ES, apaixonada pela natureza, trilheira. Graduada em Ciências Biológicas pela UFES, Pós Graduada em Educação Ambiental, esteve professora de Ciências e Biologia por 20 anos de escolas públicas e privadas. Iniciando no Empreendedorismo e em formação para Mentoria. BIO Transforma é um canal que Desperta a Mente para mudanças e Ativa novas Ações. Educação Ambiental Transforma Vidas!
Alto Caparó - MG

Alto Caparó - Minas Gerais

Sobre o município
Localizada na Zona da Mata de Minas Gerais na divisa com o Estado do Espírito Santo, a cidade de Alto Caparaó está aproximadamente a 997 metros de altitude, é pequena, com pouco mais de 6 mil habitantes, porém se desenvolve rapidamente. A cafeicultura e o turismo são as duas principais atividades econômicas do município. Alto Caparaó pertence ao Circuito Turístico do Pico da Bandeira e é um dos portais de entrada para o Parque Nacional do Caparaó (criado em 1961). Com grande potencial turístic
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °