Cidades Coluna Social

ESCRITOR MANHUAÇUENSE DISPUTOU VAGA NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

O jornalista Carlos Herculano Lopes foi eleito para ocupar a cadeira 37 da AML

23/02/2024 16h01 Atualizada há 9 meses
Por: Comendador Fabrício Santos
Coluna Resenha Cultural do Comendador Fabrício Santos
Coluna Resenha Cultural do Comendador Fabrício Santos

ESCRITOR MANHUAÇUENSE DISPUTOU VAGA NA ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS

Aconteceu na tarde da quinta-feira dia 22 de fevereiro de 2024, a reunião da Academia Mineira de Letras (AML) para votação dos 8 escritores mineiros aprovados para concorrer a cadeira nº 37 que ficou vaga após o falecimento do saudoso Olavo Celso Romano, em 2023.

 

 

Segundo a comissão de apuração, formada pelos acadêmicos Jacyntho Lins Brandão e J. D. Vital e a gestora da Academia Inês Rabelo, o escritor Carlos Herculano Lopes  disputou com outros sete candidatos e foi eleito pela maioria com 27 votos, 2 brancos, em um total de 35 votantes, que elegeu Carlos Herculano Lopes – jornalista, romancista, cronista e contista mineiro para ocupar a cadeira de nº 37.

O jovem escritor Manhuaçuense Fabrício Souza Santos conhecido pelo pseudônimo de “Comendador Fabrício Santos”, foi um dos sete candidatos aprovados pela comissão da AML para a disputa da cadeira nº 37.

 

 

O escritor Comº. Fabrício Santos publicou em seu Instagram @fabriciosantos.arch, uma carta de agradecimento à Academia Mineira de Letras (AML), agradecendo pela aprovação de seu currículo literário e de seu nome para concorrer à cadeira 37 da instituição, que ficou vaga após o falecimento do saudoso Olavo Celso Romano, em 2023. Fabrício Santos disputou a vaga, junto com Carlos Herculano Lopes, Cleiton Lopes da Cunha, Jacques Fux, Jorge da Silva Melo, José Anchieta da Silva, Milton Rezende e Natalino da Silva de Oliveira.

Na carta, o comendador expressou seu lisonjeio e agradecimento pelos diversos comentários de apoio, de consideração e estímulo que recebeu quanto à sua participação no processo seletivo, publicado no Instagram da AML. Ele também parabenizou o ilustre jornalista, romancista, cronista e contista mineiro Carlos Herculano Lopes, que foi eleito para ocupar a cadeira 37 da AML, com 27 votos dos 35 acadêmicos que compõem o colégio eleitoral.

 

 

O escritor Fabrício Santos afirmou que continuará desenvolvendo suas habilidades e qualificações artístico-literárias para que, num futuro processo seletivo, possa ter nova oportunidade de integrar a Academia Mineira de Letras. Ele encerrou a carta com saudações acadêmicas pois ele é membro efetivo e Presidente Fundador da Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais com sede em Manhuaçu e membros de mais 15 Academias de Letras e Artes no Brasil. Como artista plástico, participou de Exposições do Circuito internacional de Arte Brasileira em 11 países se tornando um artista premiado com notoriedade nacional e internacional.

 

 

Fabrício Santos é professor/pedagogo, palestrante, músico/compositor, ator e apresentador, produtor cultural, artista plástico penta-recordista brasileiro RankBrasil, arteterapeuta, projetista de esculturas, ilustrador de livros, designer gráfico, colunista, contista, poeta e autor de 06 livros: Silêncio no Céu(2014), Mentalidade Artística Criativa(2023), Elevação da Mente ao Espiritual(2023), O Grito da Natureza(2023), Antologia Jubileu de Prata do Comendador das Artes(2024), A Menina dos Olhos de Deus(2024), A Vida do Professor - Contos e Crônicas(2024) e participação em 21 Antologias Poéticas e Literárias.

 

 

Como funcionário público concursado na Prefeitura de Manhuaçu, exerce a função de Diretor Municipal do Patrimônio Cultural desde 2017 e é o atual presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Manhuaçu – COMPAC onde elaborou a Cartilha e o Programa Municipal do Patrimônio Cultural de Manhuaçu. Na área de Direitos Humanos, Fabrício Santos faz parte da Diretoria Executiva Nacional da OMDDH – Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos na função de 1º Vice-presidente com mandato de 4 anos até 2028. Fabrício Santos também é Presidente do GOTLAND Instituto Cultural de Educação e Artes e oferece ao público diversas atividades culturais, como palestras, cursos, exposições, lançamentos de livros e exposições artísticas.

 

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Grazielle Sabino Há 9 meses Ponte Nova Saudações ao jornalista Carlos Herculano Lopes, eleito para ocupar a cadeira de n°37 da AML. Parabéns, Fabrício! Você é um expoente artístico-literário e vê-lo concorrendo a uma cadeira para ingressar na Academia Mineira de Letras é motivo de muito orgulho e inspiração. Efusivos aplausos. Avanteeeeee!!!!!
Beth IacominiHá 9 meses Ponte Nova, MGVocê é, e foi um dos melhores! Está de PARABÉNS, maiúsculo! Chegará o momento de sentar-se em uma cadeira dessa honrosa e digna Academia, pois merece demais pela ARTE que produz! Também pelo lindo ser humano que habita em si. Continuo na torcida pelo seu sucesso PLENO! Forte abraço, querido Confrade da ALEPON.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Resenha Cultural Fabrício Santos
Sobre Resenha Cultural Fabrício Santos
Escritor Comendador Fabrício Santos, artista plástico penta-recordista brasileiro RankBrasil. Professor, Pedagogo, Escritor/Poeta, Roteirista, Compositor/Músico e ilustrador. Presidente Fundador da ACLA/MG cadeira nº01. Representante no CIAB – Circuito Internacional de Arte Brasileira em 11 países (Alemanha, Polônia, Áustria, Hungria, Itália, Portugal, Espanha, Tunísia, Eslováquia, Holanda, República Dominicana). Presidente do GOTLAND Instituto Cultural de Educação e Artes de Manhuaçu/MG.
Manhuaçu - MG

Manhuaçu - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias Acadêmicas,Culturais, Sociais,Turísticas,Educacionais,Terapêuticas e da área da Saúde de Manhuaçu-MG. O nome de Manhuaçu que em Tupi significa “grande chuva”, foi emancipada no dia cinco de novembro de 1877 e, alguns anos depois, tornou-se cidade. Neste período a cidade perdeu uma grande área territorial, originando 70 municípios que compõem o leste de Minas Gerais. Com o fim do ciclo do ouro na região, a maior riqueza do município tornou-se o café.
São Paulo, SP
Atualizado às 06h08
23°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
3.13 km/h Vento
85% Umidade do ar
100% (7.19mm) Chance de chuva
Amanhã (03/12)

Mín. 19° Máx. 22°

Chuva
Amanhã (04/12)

Mín. 16° Máx. 19°

Chuvas esparsas