As Olimpíadas que Transformam, idealizadas pela Cemig e executadas pelo Instituto de Formação Esportiva e Social (Infes), definiu nesta semana os primeiros classificados para a fase final que será realizada em Belo Horizonte nos meses de maio e junho. A competição reuniu cerca de 200 jovens nas modalidades de futsal e judô, que competiram na Praça de Esportes em Governador Valares, no Vale do Rio Doce.
Um time de futsal masculino e oito atletas das categorias masculina e feminina do judô garantiram vaga na fase final. As Olimpíadas que Transformam serão realizadas em duas fases e reunirá participantes de 14 cidades mineiras.
Entre os meses de março e abril, as equipes disputam a etapa classificatória. Nos meses de maio e junho, acontece a fase final em Belo Horizonte. As finais estão programadas para o dia 2 de junho no Sesc Venda Nova, na capital mineira.
O gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adieliton Galvão Freitas, destaca o objetivo das Olimpíadas que Transformam na vida dos jovens mineiros. “A primeira edição das Olimpíadas que Transformam é uma grande iniciativa da Cemig e buscamos incentivar os jovens na prática esportiva e também na formação de grandes valores para a sociedade”, afirma.
Ao todo, as Olimpíadas que Transformam vão reunir nove projetos patrocinados pela Cemig em Minas Gerais. As cidades que terão representantes são: Viçosa, Juiz de Fora, Barbacena, Minas Novas, Governador Valadares, Montes Claros e Grão-Mogol, Cássia, Contagem, Betim, Belo Horizonte, Sabará, São José da Lapa e Cruzília.
A cidade de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), será a próxima sede da primeira fase das Olimpíadas que Transformam. No dia 22/3, o município terá jogos de voleibol.
A primeira edição será realizada com projetos esportivos patrocinados pela Cemig, por meio de leis de incentivo ao esporte, e contará com cinco modalidades: futsal, voleibol, handebol, judô e taekwondo.
Incentivo ao esporte mineiro
Anualmente, a Cemig lança edital de chamada pública para selecionar projetos que promovam a prática de esportes e que ofereçam benefícios sociais e de cidadania, especialmente para crianças e adolescentes.
Sabendo da importância do esporte como ferramenta essencial para o desenvolvimento social, a Cemig acredita e apoia essa prática como incentivo ao bem-estar das comunidades onde atua.
Nos últimos cinco anos, a Cemig investiu cerca de R$ 30 milhões que beneficiaram quase 20 mil jovens em toda a área de atuação da empresa em Minas Gerais.
Confira a lista com os atletas classificados da seletiva em Governador Valadares:
Futsal
Rian Miranda Cardozo - 14 anos
Deividy Emanuel dos Santos Gois – 14 anos
Douglas Pires de Freitas – 13 anos
Wellington Alves de Almeida – 13 anos
Othavio Henrique Viana dos Santos – 13 anos
Lucas Emerick Rosa – 13 anos
Myckael Mayke Matos Soares – 12 anos
Judô
Sergio Emanuel Chaves de Souza – 12 anos
Gabriel da Silva Roza – 13 anos
Caio Martins Rodrigues – 14 anos
Eduardo Kuwabara Eller – 13 anos
Júlia Emylle Lucas dos Santos - 13 anos
Daniela Kozoriz de Souza – 12 anos
Ana Beatriz do Nascimento Martins – 12 anos
Ana Clara Gonçalves Nascimento – 12 anos
Mín. 17° Máx. 27°
Mín. 15° Máx. 17°
Chuvas esparsasMín. 15° Máx. 20°
Chuvas esparsas