Cidades Coluna Social

Amores fátuos

Você sabe amar?

15/06/2021 17h30
222
Por: Thiago Ruffine
Amores fátuos

Deus sussurra em nossos ouvidos por meio de nosso prazer, fala-nos mediante nossa consciência, mas clama em alta voz por intermédio de nossa dor; este é seu megafone para despertar o homem surdo. ” – C.S. Lewis

 

No último final de semana vivemos uma data que simboliza a paixão e o amor, à parte toda crítica filosófica sobre ser uma criação publicitária. O dia dos namorados é uma ocasião em que os enamorados celebram a união. Por óbvio que este é um pensamento romantizado pois constantemente me questiono se as pessoas amam mais a si mesmas ou o ser amado. Como bem afirmou NietscheJamais alguém fez algo totalmente para os outros. Todo amor é amor próprio. Pense naqueles que você ama: cave profundamente e verá que não ama a eles; ama as sensações agradáveis que esse amor produz em você! Você ama o desejo, não o desejado.

 

O dia a dia mostra o quanto as pessoas têm padecido na área afetiva, uma mulher muito sábia me disse uma vez; “As relações estão muito frágeis, ninguém quer conhecer a complexidade do outro, um egoísmo sem tamanho fomentado pelas redes sociais.” Uma análise brilhante sobre a maioria dos relacionamentos atuais, e nem sei se posso dizer se são relacionamentos, estão mais para encontros rápidos e efêmeros de prazer. E quais as consequências disso?

 

A solidão e o vazio existencial, nada pior que sentir se sozinho em uma sala repleta de pessoas e dentro de um relacionamento afetivo todos buscam de fato uma conexão além da fenomenologia. Relacionamentos afetivos são difíceis de manter pois é indispensável olhar e envolver se na vida do ser amado verdadeiramente e além disso desnudar-se completamente ao outro. O que implica revelar um eu que muitas vezes escondemos de nós mesmos.

 

Diante dessa complexidade as pessoas têm optado por buscar relacionamentos superficiais, seja por medo de revelar-se ou não desejar aprofundar na vida alheia seriamente, buscam sempre novos parceiros para sentir se eufóricos e em êxtase corporal. Quando enjoam descartam o outro como se fosse qualquer objeto. O que o filósofo Bauman chamar de “amor líquido”.

 

Independente da escolha que cada um faça na sua vida saiba que escolher é permitido, mas somos reféns das consequências das nossas escolhas e muitas vezes encontramos uma dor que não esperávamos sentir. Ejustamente nesse ínterim que a surdez acaba.

 

Nobre leitor, você sabe amar?

 

17 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Carpe Diem
Sobre Carpe Diem
Existencialismo, literatura, espiritualidade, mudança de vida.
Contagem - MG

Contagem - Minas Gerais

Sobre o município
Contagem é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte e é o terceiro município mais populoso do estado, reunindo 668 949 habitantes, segundo estimativa de 2020.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °