Cidades Coluna social

Fé e sabedoria

Escolhas que mudam a vida

20/09/2021 13h41
138
Por: Thiago Ruffine
Fé e sabedoria

Meu caro leitor, o que te move?

 

O mundo está cada vez mais dividido, cada casta se articula e trabalha entre si. Ouvem apenas opiniões dos seus semelhantes e rechaçam qualquer pensamento ou ação diferente do praticado pelo grupo. Estamos em uma guerra cada vez mais estridente e preocupante.

 

Acertadamente Maquiavel já afirmava que o ódio une mais que o amor e que a coesão social está justamente no líder conduzir bem isso, teremos sempre os mocinhos e os vilões. A ciência jurídica trouxe isso ao trazer termos como “homem de bem”, “mulher de família” e etc. Vemos nisso, a mesma segregação trazida e instruída por Maquiavel, primeiro eu separo e depois eu provoco o ódio entre os pares.

 

Viver é primeiramente uma questão de saber fazer escolhas, ou vivemos no mundo nos odiando mutuamente ou vivemos no mundo sendo odiado por ele. “Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo por isso o mundo vos odeia. ”( João 15. 19)

 

Sem o olhar da fé a proposta de viver sendo odiado e excluído é nonsense, sendo que desde novos temos um desejo permanente de pertencimento à algum grupo. A opinião popular é sempre uma voz que grita estridente no nosso peito, nunca queremos ser o “esquisitão” que age contra o senso comum.

 

A fé como dizem não é um ato irracional, é uma atitude impositiva intrínseca e extrínseca, primeiro eu tenho que silenciar o mundo dentro do meu coração, deixar de ser influenciado, depois disso é preciso suportar a reação contrária do microcosmo social. A família, amigos, todos deixarão você de lado. “Se vocês se dispuserem a prostrar-se em terra e a adorar a imagem que eu fiz, será melhor para vocês. Mas, se não a adorarem, serão imediatamente atirados numa fornalha em chamas. E que deus poderá livrá-los das minhas mãos? ”(Daniel 3.15)

 

O mundo é sedutor e nosso corpo é falho, mas não existem desculpas para as omissões, a escolha para onde quer ir é de cada um, pense bem leitor o que deseja e siga em frente na sua jornada com sabedoria.






5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
 Carpe Diem
Sobre Carpe Diem
Existencialismo, literatura, espiritualidade, mudança de vida.
Contagem - MG

Contagem - Minas Gerais

Sobre o município
Contagem é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte e é o terceiro município mais populoso do estado, reunindo 668 949 habitantes, segundo estimativa de 2020.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (29/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Domingo (30/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °