Cidades Coluna Social

1º SARAU PRIMAVERA DAS EMOÇÕES - CAPS II MANHUAÇU

Arranque o que não presta e plante outra coisa no lugar

26/09/2021 17h52 Atualizada há 2 meses
153
Por: Terapeuta Marilza Santos
Coluna Diário das Emoções - Marilza Santos
Coluna Diário das Emoções - Marilza Santos

PRIMAVERA DAS EMOÇÕES

Arranque o que não presta e plante outra coisa no lugar.

Aconteceu no dia 16 de setembro do corrente ano, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPSII) de Manhuaçu o "I Sarau da Primavera" com o tema "Primavera das Emoções". A ideia do projeto surgiu a partir da reestruturação do jardim da fachada da instituição, onde, pneus foram removidos, lavados e pintados, as plantas antigas foram arrancadas e substituídas por novas e mais belas, e também foram confeccionados pelas oficineiras Marilza Santos e Silvia Pereira,  vasos reciclados para ornamentar o local e todos os  pacientes  foram inseridos na atividade.

A ideia do Sarau surgiu durante uma das oficinas terapêuticas de artesanatos, enquanto os pneus eram pintados pelos usuários, uma delas disse que o tom de cinza era feio e que podiam ser pintadas nos pneus algumas bolinhas para ficarem bonitos.  Diante da sugestão, a professora de artesanato e coordenadora do projeto, Marilza Santos aproveitando o momento para instrução terapêutica, disse à ela que o preto e cinza fazem parte da vida assim como o colorido . Quando o dia está nublado a pessoa não pinta bolinhas nele para ficar bonito, pois o que você  não pode mudar  você deve  aceitar.

O projeto teve como objetivo trabalhar às questões emocionais usando as artes como Terapia e principalmente no resgate da autoestima e a confiança dos usuários, onde todas as equipes da saúde mental foram mobilizadas como CAPS I, CAPS AD e participaram com músicas, danças, poemas, poesia e teatro. No mês da campanha em valorização da vida “Setembro Amarelo’’ todos os seguimentos da Secretaria de Saúde foram mobilizados. No dia 08 de setembro foi realizando um encontro  pela Google meet  onde o Dr Vinícius , médico psiquiatra do CAPS I  falou sobre a  prevenção ao suicídio,  as equipes da saúde mental juntamente com a  Atenção Básica.

Um passeio recreativo no dia 09 de setembro com os usuários também marcaram a campanha em prol da vida mostrando a eles e a todos aqueles portadores de sofrimentos mentais as inúmeras formas de viver a vida de forma leve e saudável. Como inspiração foi escolhido o poema de Mario de Andrade “O segredo é não correr atrás das borboletas é cultivar o jardim para que elas venham até você.’’ No dia 10 de setembro foi realizado na praça Cordovil Pinto Coelho, no centro da cidade,  ema campanha com  distribuição de panfletos e doações de máscaras amarela a todos que por ali passavam. No dia 21 de setembro de 2021, o CAPS AD realizou o evento “Bem-vinda Primavera’’ onde foram distribuídas várias espécies de plantas a usuários e convidados. Na oportunidade os músicos da Secretária de Saúde, reuniram-se para cantar com alguns pacientes de forma descontraída, dançando e cantando alegremente. Como diz a passagem bíblica: "Há um tempo para plantar e tempo para arrancar o que foi plantado." (Eclesiastes 3,2).

A mente prega mentiras e falsidades a todo tempo, no entanto, é preciso saber viver, cultivar os pensamentos preservando suas emoções. Nossa mente assemelha-se a um terreno fértil, pois se você plantar pensamentos bons e positivos você com certeza vai colher frutos bons, porém, se você plantar pensamentos ruins ou negativos, vai colher doenças e transtornos mentais destrutivos. O cérebro humano não recusa o que nele for semeado, portanto plante amor, plante otimismo, plante perdão, plante solidariedade e compaixão. Sobretudo, concentre-se naquilo que você deseja e não coloque suas energias no que você não quer pois assim como um ímã você pode atrair tanto o bem quanto o mal.

Seja como uma flor, floresça onde for!

Por Terapeuta Marilza Santos Neuropsicopedagoga

 

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Diário das Emoções - Terapia de Resultados
Sobre Diário das Emoções - Terapia de Resultados
A coluna trata-se de orientar as pessoas sobre tratamentos terapêuticos sem o auxílio de remédios, utilizando a técnica da TRG (Terapia de Reprocessamento Generativo) que é uma terapia breve focada e orientada para a resolução de problemas emocionais e psicossomáticos, libertando a pessoa de traumas, fobias, compulsões, ansiedade, depressão, crises de pânico pela raiz, que quando acumuladas ficam gravadas no cérebro criando bloqueios e limitações.
Manhuaçu - MG

Manhuaçu - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias Acadêmicas,Culturais, Sociais,Turísticas,Educacionais,Terapêuticas e da área da Saúde de Manhuaçu-MG. O nome de Manhuaçu que em Tupi significa “grande chuva”, foi emancipada no dia cinco de novembro de 1877 e, alguns anos depois, tornou-se cidade. Neste período a cidade perdeu uma grande área territorial, originando 70 municípios que compõem o leste de Minas Gerais. Com o fim do ciclo do ouro na região, a maior riqueza do município tornou-se o café.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (09/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Sexta (10/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °