Turismo Mato Grosso do Sul

Trilhar MS: programa inédito pretende trazer inovação para a oferta turística sul-mato-grossense

Lançado nesta terça-feira (11) em evento virtual, o programa Trilhar MS vai apoiar a inovação de produtos e roteiros turísticos sul-mato-grossenses...

11/05/2021 18h20
32
Por: Adão Gomes Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Lançado nesta terça-feira (11) em evento virtual, o programa Trilhar MS vai apoiar a inovação de produtos e roteiros turísticos sul-mato-grossenses por meio de ações de qualificação, consultoria, descentralização de recursos financeiros e acesso ao mercado.

A live de lançamento do programa Trilhar MS, que está disponível através do linkfacebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul, contou com a participação presencial do diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS, Bruno Wendling, do gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae MS, Rodrigo Maia Marcelo Pirani, e participação remota da vice-presidente do Conselho de Administração da Braztoa e Conselheira da Academia de Excelência Braztoa, Marina Figueiredo, e da diretora do departamento de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo Ministério do Turismo, Nicole Facuri.

Trilhar MS

A iniciativa do Governo do Estado, através da Fundação de Turismo, conta com parceiros importantes como o Sebrae, Fundect, Braztoa, entre outros, com expertise em inovação e mercado. “Por meio desse programa, inédito no país, queremos mostrar ao setor turístico do Estado que a inovação é um processo contínuo para que possamos oferecer uma experiência ainda melhor ao turista”, explica Bruno Wendling, diretor-presidente Fundtur.

A primeira ação do Trilhar MS é o curso “Experiências Incríveis”, desenvolvido pela Braztoa, onde 80 prestadores de serviços turísticos do Estado terão acesso a conhecimentos de forma gratuita. Especialistas em diversas áreas abordarão questões como utilizar os diferenciais de seu negócio ou de seus talentos para montar experiências turística atraentes e lucrativas; otimizar o orçamento que a empresa tem no momento para impulsionar o negócio; encontrar um público que esteja disposto a pagar pela sua experiência; aumentar o ticket médio dos serviços que oferece ao seu cliente; aproximar seu negócio, seu destino e sua experiência de conceitos necessários para a retomada do turismo.

“Estamos muito felizes em anunciar esta parceria em um momento tão importante para o Turismo sul-mato-grossense. A Academia de Excelência Braztoa e o programa Experiências Incríveis nasceram com o foco de compartilhar conhecimento e contribuir para o processo de transformação dos negócios e de destinos turísticos do Brasil, objetivos totalmente alinhados ao Programa de Inovação lançado hoje. Não temos dúvidas sobre a necessidade de mudarmos o enorme potencial do mercado nacional a partir de inovação e, principalmente, aprimoramento do turismo de experiências, e temos a certeza de que o Mato Grosso do Sul tem tudo para estar cada vez mais presente nas prateleiras das operadoras e agencias de todo o Brasil”, salienta Marina Figueiredo.

A metodologia exclusiva Amplia Mundo “Design de Experiências será aplicada presencialmente e com equipe multidisciplinar em 20 empresas participantes. Serão realizadas oficinas sobre planejamento de cenários futuros em até 05 destinos turísticos e, assim, conduzir a percepção de atuação no longo prazo do grupo empresarial que determina a imagem do destino.

O período de pré-inscrição programa Trilhar MS é do dia 13 a 18 de maio de 2021 e atenderá, nessa primeira etapa, as regiões turísticas Bonito-Serra da Bodoquena, Caminho dos Ipês, Cerrado Pantanal e Pantanal, que já têm produtos formatados, consolidados e sendo vendidos nas prateleiras das operadoras nacionais e internacionais, conforme a Matriz de Classificação Turística.

A inscrição, no menuTrilhar MSdo sitewww.turismo.ms.gov.br, pode ser feita por meios de hospedagens, bares, restaurantes e similares, atrativos turísticos, agências receptivas, operadoras de turismo, guias de turismo, organizadoras de eventos. A seleção dos 80 participantes vai levar em consideração critérios obrigatórios como: estar localizada em uma das regiões turísticas válidas; pertencer ao um dos segmentos citados; possuir Cadastur regular e o Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo.

Fomento à inovação

O programa Trilhar MS vai descentraliza recursos públicos por meio de Editais de Chamamento Público para apoiar o desenvolvimento de novos roteiros e produtos turísticos, com foco nos diversos segmentos como ciclicoturismo, birdwatching, ecoturismo, aventura, histórico-cultural, dentre outros.

A inovação através da tecnologia também está prevista através de Editais de Chamamento Público para apoiar startups a desenvolverem soluções tecnológicas na área de gestão de destinos, de empreendimentos, serviços e auxiliar no aumento da competitividade da atividade.

Débora Bordin – Fundação de Turismo do MS

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.