Cidades Coluna Social

Mulheres e os Desafios de Empreender

Está tudo bem ir no seu tempo!

19/10/2021 17h56 Atualizada há 1 mês
73
Por: Grazielle Sabino
Mulheres e os Desafios de Empreender

O Empreendedorismo Feminino é uma tendência em pleno crescimento. É um movimento que reúne negócios idealizados e comandados por uma ou mais mulheres. Em sentido mais amplo, pode ser entendido também, como as iniciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos dentro de empresas.

Por mais que as mulheres tenham começado a ganhar espaço no mercado de trabalho e sempre tenha existido mulheres empreendedoras, é somente agora, no século XXI, que elas estão tendo a oportunidade de criar e planejar suas carreiras.

É importante destacar que, dentre as principais motivações para elas empreenderem , estão a necessidade de ter outra renda ou mesmo, para adquirir independência financeira.

É uma busca por um estilo de vida que usa como parâmetro o aprendizado constante e a capacidade de inovar e, que vai muito além do lucro. Está relacionado com acolhimento, reconhecimento, empoderamento, visibilidade e compartilhamento de informações.

Os empreendimentos geridos por mulheres  têm características específicas que os tornam únicos e diferenciados, a citar: 

*Atenção aos detalhes (visão sistêmica);

*Mais empatia (consegue antecipar reações a diferentes ideias, conceitos e estratégias);

*Preparo maior (investe mais tempo em seu aprimoramento);

*Sensibilidade (faz uma leitura melhor dos acontecimentos);

*Multifoco (capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo).

O empreendedorismo feminino pode ser uma forma de apropriação de conhecimento e também, de uma combinação de habilidades e aptidões que podem ser usadas como instrumento de transformação social.

Porém, dentro dessa 'nova' cultura que vem se formando é possível identificar alguns dos desafios enfrentados pelas mulheres:

-Jornada múltipla;

-Lidar com preconceitos;

-Falta de incentivo;

-Maternidade;

-Desenvolvimento contínuo;

-Sexismo;

-Liderança feminina;

-Igualdade e inclusão;

-Gestão de tempo.

Empreender é cheio de altos e baixos. A maioria das empresas falham e as melhores lições são aprendidas com o fracasso que ajudam a refinar as estratégias. O sucesso é um longo e difícil jogo e requer visão, foco e tremendo sacrifício.

A própria vida já é uma aventura cheia de riscos, obstáculos, incertezas e apostas. Acreditar naquilo que ninguém mais acredita já é, por si só, um grande desafio de quem empreende. Contudo, ainda assim, é possível manter a motivação e adotar uma postura positiva sejam quais forem as circunstâncias.

A dica é concentrar-se mais no processo e inspirar-se em experiências de outras mulheres que já alcançaram seus objetivos para guiá-la e moldá-la. A paciência é fundamental para permanecer otimista, principalmente quando se entende que não é possível ter controle sobre tudo.

E por fim, não desanime!

A realidade é que empreender não é cargo, é o estado mental de alguém que deseja mudar seu futuro.

Se for preciso, volte ao início e se reconecte. Tente outra vez!

Sigo aprendendo...

Até a próxima.

Beijos.

 

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
(Di) versos - Grazielle Sabino
Sobre (Di) versos - Grazielle Sabino
Escritora, poeta, cronista, artista plástica, sócia proprietária da Loja Cult Vip (100% Artesanal).Qualificação Life Coaching, Capacitações em Mediação/Gestão de Conflitos e Facilitadora de Processos pelo Gotland Inst. Cult. Educação e Artes. Bacharelando em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais pela OMDDH. Acadêmica fundadora e Vice- Presidente da ACLAMG, Sócia Correspondente da ALEPON, Dama Comendadora de Justiça, Embaixadora da Paz, dentre outros.
Manhuaçu - MG

Manhuaçu - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias Acadêmicas,Culturais, Sociais,Turísticas,Educacionais,Terapêuticas e da área da Saúde de Manhuaçu-MG. O nome de Manhuaçu que em Tupi significa “grande chuva”, foi emancipada no dia cinco de novembro de 1877 e, alguns anos depois, tornou-se cidade. Neste período a cidade perdeu uma grande área territorial, originando 70 municípios que compõem o leste de Minas Gerais. Com o fim do ciclo do ouro na região, a maior riqueza do município tornou-se o café.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °